FDA aprova IBSRELA (tenapanor), novo medicamento para o tratamento de Síndrome do Intestino Irritável com constipação


A síndrome do intestino irritável com constipação (IBS-C) é um distúrbio gastrointestinal em que a dor abdominal está associada à constipação, afetando significativamente a saúde e a qualidade de vida de 11 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology, em 2015 mostrou que mais de 50% dos pacientes com IBS-C classificaram a sua dor, constipação e esforço como “extremamente incômodos”. No mesmo estudo, os sintomas gastrointestinais levaram a uma média de 4,9 dias de “produtividade interrompida” e 0,8 dias de trabalho perdido por mês.

A constipação é um diagnóstico bastante comum encontrado em uma clínica de gastroenterologia e, embora haja muitas mudanças no estilo de vida, além de simples agentes de venda livre que podem ser recomendados, para alguns pacientes isso simplesmente não funciona. Quando se trata de opções de medicação usadas para tratar a constipação, o que a maioria dos pacientes se preocupa é com a redução da dor, além de ter movimentos intestinais mais regulares. Nossa compreensão da fisiologia geral do intestino levou ao desenvolvimento de vários medicamentos de grande sucesso, de modo que quando um novo medicamento, especialmente com um mecanismo de ação diferente entra em cena, as pessoas percebem.

O FDA aprovou recentemente o tenapanor (Ibsrela) para o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII) predominante na constipação (IBS-C). O tratamento atua inibindo localmente o trocador de hidrogênio e sódio 3 (NHE3) no intestino. O medicamento também é usado em pacientes com doença renal crônica em diálise para causar uma redução no fósforo sérico.

A aprovação do FDA foi baseada em dois ensaios clínicos de pacientes que atenderam aos critérios de Roma III para IBS-C, relacionados à dor abdominal e à frequência de movimentos intestinais. Foi constatado que o Ibsrela (tenapanor) atingiu o objetivo primário em comparação com o grupo de tratamento que recebeu apenas placebo. Em ambos os ensaios, foram observadas melhorias da linha de base na média semanal de CSBMs e dor abdominal na Semana 1, com a melhoria mantida até o final do tratamento.

No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.

A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento IBSRELA, consulte-nos para mais informações.

IBSRELA é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.

Fontes:

https://www.healio.com/gastroenterology/irritable-bowel-syndrome/news/online/{7e666e22-b27c-4293-b669-3a879b393789}/fda-approves-ibsrela-for-ibs-c-in-adults

https://www.mdmag.com/medical-news/fda-approves-tenapanor-treat-irritable-bowel-syndrome-constipation

http://ir.ardelyx.com/news-releases/news-release-details/ardelyx-receives-fda-approval-ibsrelar-tenapanor-nhe3-sodium

Tenapanor é aprovado para intestino irritável com constipação

Não há comentários

Faça um comentário