Tratamento para Atrofia Muscular Espinhal , SPINRAZA® (nusinersena)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atrofia Muscular Espinhal ,  a AME é uma doença rara causada pela modificação genética dos Genes SMN1 e SMN2, que são responsáveis pela produção da proteína do neurônio motor de sobrevivência.  A AME é causada pelo erro genético na produção do gene SMN1 e a gravidade da doença é determina pelo número de cópias de genes normais do SMN2.

Tipo 1 – Infantil (severo) – Paciente tem 1 cópia ou 2 cópias do gene SMN2 em sua normalidade, tipo mais grava de doença que começa a apresentar sintomas até os 7 meses; forma mais grave da doença que mostra sintomas desde feto, tendo como sintomas atrofia muscular respiratória, atrofia espinhal ,fraqueza muscular e afundamento dos ossos esternos e o pacientes nunca terão a capacidade de sentar sem apoio.

Tipo 2 – (intermediário) – Paciente tem 3 cópias gene SMN2, os sintomas surgem entre 7 a 18 meses de vida; existe a capacidade de sentar-se sem apoio, mas não de locomoção sem um apoio e em alguns casos locomoção nenhuma.

Tipo 3 – Juvenil (moderado) – Paciente tem 3 cópias ou 4 cópias do gene SMN2, sintomas surgem entre 2 anos até 18 anos, sintomas moderados e evolução lenta, causando a necessidade de apoio para locomoção.

Tipo 4 – Adulta – Paciente tem 4 cópias do gene SMN2, sintomas surgem após os 18 anos, evolução lenta, não afetando severamente os músculos motores e respiratórios.

O SPINRAZA® (nusinersena) é o medicamento mais moderno utilizado para tratamento da doença Atrofia Muscular Espinhal – AME, o medicamento atua na produção da proteína SMN necessária para cada paciente, reduzindo a perda das células nervosas motoras, fortalecendo a musculatura e a força.

Este medicamento traz grandes resultados no tratamento da doença, o presidente da Associação Unidos Pela Cura da AME, Renato Trevellin, destaca a importância do medicamento na vida dessas pessoas. “É um medicamento que vai trazer mais conforto para as famílias, porque muda a história da doença, as crianças começam a evoluir em conjunto com outros tratamentos”, explica Renato, que está na luta há anos. “Com uso desse medicamento muda a história da doença, e o Brasil está fazendo parte dessa mudança fazendo essa incorporação”, destacou o presidente.

No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.

A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento SPINRAZA® (nusinersena) consulte-nos.

ADVERTÊNCIA: SPINRAZA, É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA”

 

Fontes:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/53858-medicamento-para-tratar-ame-sera-oferecido-pelo-sus

https://www.tuasaude.com/atrofia-muscular/

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/saiba-mais-sobre-atrofia-muscular-espinhal-21710709

https://br.biogen.com/content/dam/corporate/pt_BR/refresh_PDFs/SPINRAZA_nusinersena_Bula_Paciente.pdf

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-04/medicamento-para-tratar-ame-deve-estar-disponivel-no-sus-em-180-dias

Não há comentários

Faça um comentário