ONUREG (azacitidina): Medicamento aprovado pelo FDA para o tratamento de Leucemia Mieloide Aguda (LMA)


Leucemia mieloide aguda (LMA) é um tipo de câncer nas células do sangue e na medula óssea, região em que as células do sangue são produzidas. Esse tipo de leucemia ataca as células mieloides, que normalmente se desenvolvem formando alguns tipos de glóbulos brancos, que funcionam na defesa do nosso corpo, principalmente contra infecções.

Na leucemia mieloide aguda, as células mieloides se desenvolvem de forma anormal, formando células malignas que não cumprem sua função de defesa do organismo e se acumulam na medula óssea, atrapalhando a produção das outras células sanguíneas.

O quadro é chamado de agudo por ter uma progressão muito rápida dessas células sanguíneas imaturas, logo atingindo outras estruturas como os nódulos linfáticos, fígado, baço, cérebro, medula espinhal e testículos.

A leucemia mieloide aguda ocorre quando há um dano no DNA das células na medula óssea, que leva ao seu desenvolvimento anormal em células malignas. Não se sabe ao certo porque isso acontece, porém acredita-se que ela pode aparecer após a exposição a alguns compostos químicos, radiação e mesmo algumas drogas da quimioterapia.

Em 1 de setembro de 2020, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou comprimidos de azacitidina (ONUREG®, Celgene Corporation) para o tratamento continuado de pacientes com leucemia mieloide aguda que alcançaram a primeira remissão completa (CR) ou remissão completa com recuperação incompleta do hemograma (CRi) após quimioterapia de indução intensiva e não são capazes de completar a terapia curativa intensiva.

A eficácia foi investigada no QUAZAR (NCT01757535), um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Pacientes (n = 472) que atingiram CR ou CRi com quimioterapia de indução intensiva com ou sem receber terapia de consolidação subsequente foram randomizados 1: 1 para receber ONUREG 300 mg (n = 238) ou placebo (n = 234) por via oral nos dias 1 a 14 de cada ciclo de 28 dias.

ONUREG é a primeira e única terapia contínua de LMA aprovada pela FDA para pacientes em remissão, é um agente hipometilante oral que se incorpora ao DNA e ao RNA. Acredita-se que o principal mecanismo de ação seja a hipometilação do DNA, bem como a citotoxicidade direta para células hematopoiéticas anormais na medula óssea. A hipometilação pode restaurar a função normal de genes que são essenciais para a diferenciação e proliferação celular.

No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.

A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento ONUREG, consulte-nos para mais informações.

ONUREG (azacitidina) é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.

 

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/leucemia-mieloide-aguda

https://www.fda.gov/drugs/resources-information-approved-drugs/fda-approves-onureg-azacitidine-tablets-acute-myeloid-leukemia

https://news.bms.com/news/corporate-financial/2020/U.S.-Food-and-Drug-Administration-Approves-Onureg-azacitidine-tablets-a-New-Oral-Therapy-as-Continued-Treatment-for-Adults-in-First-Remission-with-Acute-Myeloid-Leukemia/default.aspx

Não há comentários

Faça um comentário