ERIVEDGE (vismodegib): Medicamento aprovado pelo FDA para o tratamento de Carcinoma Basocelular (CBC)


O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo mais comum de câncer de pele: anualmente, afeta aproximadamente um milhão de habitantes dos Estados Unidos. Na verdade, o CBC é o mais comum entre todos os tipos de câncer. Mais de um em cada três cânceres novos é câncer de pele, e a maioria é CBC. Esse câncer surge nas células basais, que estão na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele). Os CBCs raramente são mortais e, ao contrário do carcinoma de células escamosas e do melanoma – o segundo e o terceiro tipos de câncer de pele mais comuns –, raramente se disseminam além de seu local de origem.

Os CBCs em estágios iniciais são facilmente tratáveis, com índices de cura próximos de 100%. Porém, quanto maior o crescimento do tumor, mais extenso será o tratamento realizado. Embora esse tipo de câncer raramente se espalhe ou produza metástases nos órgãos vitais, pode danificar o tecido adjacente, causando às vezes destruição e desfiguração consideráveis. Alguns CBCs são mais agressivos do que outros.

Quando pequenos tumores de pele são removidos, as cicatrizes geralmente são cosmeticamente aceitáveis. Se o tumor for maior, um enxerto ou retalho de pele pode ser utilizado para cobrir o ferimento, de modo a obter o melhor resultado cosmético e facilitar a cicatrização.

O vismodegib é um medicamento para tratar pacientes adultos com carcinoma basocelular. O medicamento é destinado ao uso em pacientes com câncer basocelular localmente avançado que não são candidatos à cirurgia ou radiação e para pacientes com doença metastática.

ERIVEDGE (vismodegib) é o primeiro medicamento aprovado pela FDA para o carcinoma basocelular metastático. O medicamento foi revisado sob o programa de revisão de prioridade do FDA, que fornece uma revisão rápida de 6 meses de medicamentos que podem oferecer grandes avanços no tratamento.

A segurança e eficácia do vismodegib foram avaliadas em um único estudo clínico multicêntrico em 96 pacientes com carcinoma basocelular localmente avançado ou metastático. O desfecho primário do estudo clínico foi a taxa de resposta objetiva (ou seja, resposta completa mais parcial). Dos pacientes com doença metastática que receberam ERIVEDGE, 30% tiveram uma resposta parcial e 43% dos pacientes com doença localmente avançada tiveram uma resposta completa ou parcial.

No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.

A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento ERIVEDGE, consulte-nos para mais informações.

ERIVEDGE (vismodegib) é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.

 

Fontes:

https://ascopost.com/issues/february-15-2012/fda-approves-vismodegib-for-basal-cell-carcinoma/#:~:text=The%20FDA%20has%20approved%20vismodegib,for%20patients%20with%20metastatic%20disease.

https://www.roche.com/media/releases/med-cor-2012-01-30.htm

Não há comentários

Faça um comentário