Doe vida! Doe órgãos! Dia 27 de SETEMBRO.


Seja você também um doador de Órgãos!

A fila de espera para transplante de órgãos no Brasil diminuiu 42% em cinco anos. Em 2012, 43.089 pessoas aguardavam pela cirurgia. No ano passado o número caiu para 38.074. Hoje, 37.736 pacientes esperam por um órgão. Os dados foram apresentados pelo MS (Ministério da Saúde), durante o lançamento da campanha “Seja doador de órgãos e avise sua família” nesta quarta-feira (24), em Brasília.

No primeiro semestre deste ano, já foram realizados 11,4 mil transplantes ― 6,6 mil de córnea, 3,7 mil de órgãos sólidos e 965 de medula óssea. No ano passado, 23.457 retirada de órgãos foram feitas. Neste ano, o governo espera bater a meta de 14 doadores por milhão de habitante.

De acordo com o MS, 55,7% das famílias concordam em doar os órgãos no momento da morte dos parentes. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apesar de a porcentagem ser a maior entre os países latino-americanos, a adesão precisa aumentar.

― Esse número ainda é muito baixo. Por isso essa campanha tem esse potencial. Esse número já é muito maior do que o que tínhamos na década passada. Mas esse número é muito baixo e envolve muito esse processo de sensibilização.

O Brasil está acima da Argentina (52,8%), Uruguai (52,6%) e Chile (51,1%) no número de autorização para a doação de órgãos. Por lei, no Brasil, o transplante só pode ser realizado com autorização da família do doador. Por isso, o objetivo da campanha é estimular o diálogo e aumentar a adesão das famílias à doação de órgãos.

Campanha

O diretor do Facebook no Brasil, Bruno Magrani, apresentou um novo aplicativo para informar familiares e amigos de que um usuário é doador. O vocalista da banda Biquíni Cavadão, Bruno Gouveia, participou da apresentação. Para se declarar como doador de órgãos, o interessado deve acessar a página do MS no Facebook e seguir os passos indicados na ferramenta.  

Em 2012, a rede social apoiou a campanha de doação de órgãos. Segundo Magrani, quase meio milhão de pessoas se declarou como doador de órgão no Facebook.

site  doe órgão

Transporte de órgãos

No ano passado, o MS e as cinco maiores empresas aéreas do País assinaram um acordo para fazer o transporte de órgãos e tecidos em todo o território nacional. De acordo com o ministério, a quantidade de voos que transportam órgãos, equipes e insumos aumentou 136%. O número de viagens aumentou de 2.568, em 2012, para 6.064, em 2013. No primeiro semestre deste ano, foram realizados 2.672 voos para transportar órgãos.

Fonte: R7

1 Comment
  • Steam681.typepad.com
    Postado em 11:14h, 28 maio Responder

    I’m very happy to read this. This is the type of manual that needs to be given and not the accidental misinformation that is at the other blogs.
    Appreciate your sharing this best doc.

Faça um comentário