DEPRESSÃO: Preconceito prejudica pacientes.


Estima-se em 10% o número de brasileiros com sintomas de depressão. Entre eles, 28,1% tem  diagnóstico confirmado, porém apenas 15,6% faz tratamento medicamentoso. É o que aponta o estudo realizado pelo National Health and Wellness.

 

depressao

 

Para Kalil Duailibi, psiquiatra da Universidade Santo Amaro e ex-coordenador de saúde mental da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, o tratamento inadequado pode resultar no desenvolvimento de um quadro crônico de depressão, aumentando as chances de recaídas graves. “A estigmatização da doença faz com que boa parte dos pacientes não busque ajuda médica e tenha resistência ao tratamento”, declara.

Os sintomas depressivos (diminuição da memória, o aumento da irritabilidade, a queda na capacidade de concentração) interferem na vida do paciente, criando dificuldade de relacionamentos,  tomada de decisões e rendimento no trabalho. A depressão é uma doença mental que afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo, e trata-se da primeira causa de incapacitação ao longo da vida.

O mais importante é que familiares e amigos aceitem que a pessoa está com depressão e a auxiliem da melhor maneira possível.

Fonte: Dr. Antonio Sproesser 
Não há comentários

Faça um comentário