Canadá vai comprar 76 milhões de doses da vacina contra coronavírus da empresa americana Novavax


A desenvolvedora de vacinas americana Novavax anunciou segunda-feira que chegou a um acordo de princípio com o Canadá para fornecer 76 milhões de doses de sua vacina experimental contra o coronavírus ao país.

A empresa disse que espera finalizar um acordo para fornecer doses ao Canadá “já no segundo trimestre de 2021”. O acordo depende de a vacina obter uma licença da Health Canada, disse a empresa.

As ações da Novavax fecharam mais de 2% em alta.

A vacina da empresa, chamada NVX-CoV2373, está atualmente na fase dois de testes. Ele já havia dito que poderia começar os testes de estágio final já em outubro. 

“Estamos avançando com o desenvolvimento clínico do NVX-CoV2373 com um forte senso de urgência em nossa busca para entregar uma vacina para proteger o mundo”, disse o CEO da Novavax, Stanley Erck, em um comunicado.

A empresa não divulgou os termos financeiros do acordo.

“Este é um passo importante nos esforços de nosso governo para garantir uma vacina para manter os canadenses seguros e saudáveis, à medida que a pandemia global evolui”, disse Anita Anand, ministra de serviços públicos e compras do Canadá, em um comunicado.

O acordo é o exemplo mais recente de países, principalmente ocidentais mais ricos, correndo para garantir doses de uma potencial vacina para o coronavírus, que infectou mais de 25,2 milhões de pessoas em todo o mundo e matou pelo menos 846.900 pessoas, segundo dados compilados por Johns Hopkins University. O Canadá anunciou anteriormente acordos semelhantes com a Pfizer e a Moderna , duas empresas líderes na corrida por uma vacina. 

Da mesma forma, os EUA  até agora investiram mais de $ 10 bilhões  em seis vacinas candidatas por meio da  Operação Warp Speed , o esforço da Administração Trump para acelerar o desenvolvimento, a fabricação e a distribuição de vacinas e tratamentos para combater o  coronavírus . O objetivo da iniciativa é fornecer 300 milhões de doses de uma vacina segura e eficaz até janeiro de 2021.

Dr. Robert Redfield, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, disse na semana passada que as doses da vacina provavelmente serão escassas assim que um candidato for liberado para distribuição pública nos Estados Unidos 

“No início, provavelmente haverá um fornecimento limitado de uma ou mais vacinas Covid-19, porque doses limitadas estarão disponíveis”, disse Redfield na sexta-feira em uma teleconferência com repórteres. “É importante que as vacinas iniciais sejam distribuídas de forma justa, ética e transparente.”

Os países estão se movendo agora para garantir o abastecimento de seus residentes por meio de acordos como o firmado entre a Novavax e o Canadá.

Nas últimas semanas, funcionários da Organização Mundial da Saúde advertiram repetidamente que a alta demanda por uma vacina segura e eficaz já está causando competição entre os países e pode elevar os preços.

“Quando uma nova vacina bem-sucedida for encontrada, haverá maior demanda do que oferta. O excesso de demanda e a competição pelo fornecimento já estão criando nacionalismo de vacinas e risco de aumento de preços ”, disse o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no início deste mês. “Este é o tipo de falha de mercado que apenas a solidariedade global, o investimento e o envolvimento do setor público podem resolver.”

Tedros encorajou os países a alocar fundos para o Acelerador de Acesso às Ferramentas COVID-19 (ACT), que é um grupo lançado pela OMS e uma variedade de grupos filantrópicos e científicos, entre outros, para acelerar o desenvolvimento, produção e distribuição de Covid -19 testes, tratamentos e vacinas. Ele disse que um maior investimento no programa irá reforçar a colaboração internacional e permitir uma resposta mais eficaz ao vírus.

“Antes de gastar mais US $ 10 trilhões nas consequências da próxima onda, estimamos que o mundo precisará gastar pelo menos US $ 100 bilhões em novas ferramentas, especialmente quaisquer novas vacinas que sejam desenvolvidas”, disse Tedros. “O desenvolvimento de vacinas é longo, complexo, arriscado e caro. A grande maioria das vacinas no início do desenvolvimento falha. O mundo precisa de várias vacinas candidatas de diferentes tipos para maximizar as chances de encontrar uma solução vencedora. ”

 

Fonte:

https://www.cnbc.com/2020/08/31/canada-to-purchase-76-million-doses-of-novavax-coronavirus-vaccine-company-says.html

Não há comentários

Faça um comentário