Atividade Física X Câncer – Surpreenda-se!


A prática de exercícios físicos durante a recuperação e o tratamento do câncer ajuda a melhorar a qualidade de vida e proporciona melhores resultados no combate ao tumor.

Exemplos disso são o câncer de mama ou de cólon, onde a realização de atividades físicas regulares pode reduzir em até 50% a ocorrência da doença, conforme um estudo feito pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos.

Para não sofrer tanto com as reações adversas dos tratamentos contra o câncer, as pessoas precisam perceber que atividades físicas e domésticas são muito importantes. Entre essas atividades podemos citar: a caminhada, andar de bicicleta e tarefas domésticas – como cozinhar ou cuidar do jardim.

 Casal Cozinhando

Outros dados da pesquisa, apontam que pacientes que já praticavam algum tipo de  atividade física antes de serem identificadas com câncer são mais propensos a continuar se exercitando no decorrer do tratamento.

Entre as melhorias que os exercícios físicos proporcionam aos pacientes está o fortalecimento do corpo, o que diminui a vulnerabilidade a outros problemas de saúde e a sintomas relacionados ao câncer. Além disso, melhora a mobilidade, a respiração e reduz a fadiga, fazendo com que os pacientes não fiquem isolados e/ou parados em casa, diminuindo assim a incidência de depressão ou até mesmo a síndrome do pânico.

Não há comentários

Faça um comentário