23 de Novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil.


novembro dourado

NOVEMBRO DOURADO – o diagnóstico precoce vale ouro!

Comemora-se em todo o país o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, instituído pela Lei nº 11.650 de 04 de abril de 2008, publicado no D.O.U de 07/04/2008.

A Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) está mobilizando a sociedade, através das instituições associadas, a promover o “Novembro Dourado”, com o objetivo principal de sensibilizar toda a população para a causa do combate ao câncer infantojuvenil, simbolizada pela cor amarelo dourado.

Câncer infantil:
As neoplasias mais frequentes nas crianças são as leucemias (glóbulos brancos), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). A idade que elas aparecem com maior freqüência está em torno de 2 a 4 anos. O câncer na criança se apresenta, em geral, com sinais e sintomas comuns a outras doenças da infância. Dra. Mara dá alguns exemplos:
– Palidez que ocorre nas leucemias é muito comum nas anemias por deficiência nutricional; aumento de volume das ínguas, que também ocorre como resposta normal do organismo a infecções; dores ósseas de intensidade crescente, diferenciando-se de dores freqüentes associadas com o crescimento, que desaparecem rapidamente; dor de ouvido, que não melhora com os tratamentos habituais; dor no abdome, tosse persistente, manchas roxas pelo corpo e sangramento nasal.
– Para saber se o sinal ou sintoma está associado ao câncer, é fundamental que a criança seja examinada pelo médico, que saberá que exames solicitar. Os pais e médicos ainda devem ficar alerta para outras alterações na saúde:
– No retinoblastoma, um sinal importante de manifestação é o chamado “reflexo do olho do gato”, embranquecimento da pupila quando exposta à luz.
– Tumores sólidos podem se manifestar pela formação de massa, podendo ser visível e causar dor nos membros, sintoma, por exemplo, freqüente no osteossarcoma (tumor em osso em crescimento), mais comum em adolescentes.
– Tumor de sistema nervoso central tem como sintomas dor de cabeça, vômitos, alterações motoras, alterações cognitivas e paralisia de nervos.

Veja alguns medicamentos para tratamento de câncer: https://www.primedicin.com.br/patologias/cancer/ .

Consulte sempre um profissional da saúde. Seu médico!

Não há comentários

Faça um comentário